Próxima conferência doutoral no dia 2 de
Março, sexta-feira, às 17h.
Alina G. Spinillo
Estratégias para promoção da leitura
inferencial com crianças
Resumo
Auxiliar crianças a
superar dificuldades de compreensão de textos tem sido o objetivo de muitas
investigações na área, assim como o objetivo de diversas propostas didáticas.
De inegável relevância para a vida social e acadêmica dos indivíduos, a
compreensão de textos é discutida a partir de considerações teóricas e dados
empíricos derivados de uma pesquisa realizada com crianças com dificuldades
nesta área. O estudo tem por foco as inferências, visto que muitas das
dificuldades experimentadas por leitores iniciantes residem justamente no
estabelecimento de inferências. Dando continuidade a uma ampla agenda de
pesquisa, o estudo examina a possibilidade de que algumas situações de leitura
sejam mais facilitadoras que outras quanto ao estabelecimento de inferências
por crianças com dificuldades de compreensão de textos. Quatro situações de leitura foram
apresentadas a crianças alunas do 3º e 4º anos do ensino fundamental de escolas
públicas na cidade do Recife, Brasil. A Situação 1 consistiu na leitura
interrompida de uma história, em que após cada interrupção, foram feitas
perguntas de natureza inferencial sobre o trecho lido. Na Situação 2,
semelhante à Situação 1, os participantes tanto respondiam perguntas como
também forneciam explicações a respeito das respostas dadas. A Situação 3
consistiu na leitura interrompida do texto, sendo apenas perguntado se haviam
entendido o trecho lido. A Situação 4 consistiu na leitura do texto sem
qualquer interrupção, como ocorre na maioria das situações de pesquisa e em
sala de aula. Comparações entre as
situações mostraram que a Situação 2 foi a que mais propiciou o estabelecimento
de inferências, melhorando o desempenho das crianças. Além do desempenho foi
realizada uma análise a respeito dos tipos de erros apresentados. Implicações educacionais são discutidas a
respeito de como promover em sala de aula o estabelecimento de inferências,
sobretudo em crianças com dificuldades nesta área.
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